segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

São Paulo terá Mapa da Homofobia em 2010


São Paulo terá Mapa da Homofobia em 2010


A cidade onde ocorre a maior Parada Gay do mundo agora quer ser, de fato, referência em termos de tolerância e respeito às diferenças. Para orientar políticas públicas específicas - já a partir do próximo ano -, a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual, da Secretaria de Participação e Parceria, está traçando o Mapa da Homofobia na capital.



O levantamento será feito com base nos registros do Centro de Combate à Homofobia (CCH), que atendeu 229 novos casos do início do ano até novembro. Os resultados iniciais desse mapeamento devem ser divulgados na segunda quinzena de janeiro. O estudo servirá tanto na questão do policiamento quanto no trabalho de conscientização da sociedade, explica o coordenador do centro, Gustavo Menezes.



Enquanto o estudo não fica pronto, é possível ver uma metrópole onde o preconceito, na maioria das vezes, é velado. Não é legal ser preconceituoso hoje em dia, mas, à boca pequena, a cidade continua politicamente incorreta, afirma o especialista em sexualidade do Instituto de Psiquiatria da USP Alexandre Saadeh.



A Parada Gay, que estreou timidamente em 1997 e neste ano reuniu mais de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista, é considerada um marco do movimento em defesa dos direitos dos homossexuais. Foi um salto na história, diz o coordenador do evento, Manoel Zanini.



Segundo o advogado Dimitri Sales, da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, outro grande passo nessa direção será o Projeto de Lei 122/2006, que, se aprovado no Senado, tornará a homofobia um crime.

fonte: site http://www.espacogls.com/noticias/?noticia=3802

O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: