sábado, 18 de abril de 2009

9º Feira Cultural será no ANHANGUABAU

A 9ª edição da Feira Cultural LGBT, atividade que tradicionalmente antecede a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, será realizada no Vale do Anhangabaú, em 11 de junho.
A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo), entidade responsável pela sua realização, recebeu a confirmação da Subprefeitura da Sé, que administra a região.
A Associação pleiteava o local desde agosto passado, quando se iniciou o planejamento das atividades do 13º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo.
A confirmação do Vale do Anhangabaú para sediar a Feira Cultural neste ano animou a organização.
Segundo o coordenador geral do 13º Mês do Orgulho LGBT, Manoel Zanini, “o local oferece maior conforto ao público que prestigia a Feira”.
Quanto à segurança, “o Vale do Anhangabaú proporciona a centralização do público em um único local, viabilizando a otimização dos equipamentos para monitoramento do local e do efetivo para segurança do público, melhor posicionamento do palco, ponto de visão suspenso (o Viaduto do Chá), melhor possibilidade de rotas de fuga em caso de emergência e maior tempo para montagem e desmontagem do evento, tendo em vista que não há necessidade de fechamento de vias importantes”, completa o coordenador de segurança, Marco Antonio Lopes.
“Haverá muitas novidades para Feira Cultural LGBT deste ano”, é o que promete a coordenadora artística, Laura Leiner, que pelo segundo ano consecutivo assume o cargo.
Em 2008, a Feira Cultural LGBT foi realizada na Praça da República, onde reuniu aproximadamente 200 mil pessoas.
No palco, atrações musicais – como duo Montage, o DJ Dolores, a cantora Bella Guima e o músico Astronauta Pingüim – shows de drag queens e esquetes teatrais garantiram o entretenimento do público, que ainda contou com cerca de 90 tendas de moda, design, cinema, arte, informação e alimentação, além de oficinas gratuitas.
Em suas seis primeiras edições, a Feira Cultural LGBT foi realizada no Largo do Arouche, porém, em 2006, quando atingiu a marca de 100 mil participantes, o local tornou-se inviável.
Foi quando, em 2007, a Feira ocorreu no Vale do Anhangabaú pela primeira vez, onde tomou proporções de festival.
Já 2008, o Vale foi cedido para a realização de um evento evangélico, por isso, a Feira Cultural LGBT aconteceu na Praça da República que, apesar de menor, confirmou seu sucesso.
A 9ª Feira Cultural LGBT é mais uma atividade do 13º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo com data e local confirmados.
Há também o 9º Gay Day, que ocorrerá no dia 13 de junho, no Playcenter, e a 13ª Parada do Orgulho LGBT, no dia 14 de junho, pela Avenida Paulista e Rua da Consolação.
O 9º Premio Cidadania em Respeito à Diversidade e o Ciclo do Debates ainda estão com as datas e os locais a serem definidos.
Aos expositores interessados em participar da 9ª Feira Cultural LGBT, a APOGLBT disponibiliza o e-mail: feira2009@paradasp.org.br.

Nenhum comentário: